″A Educação, Cultura e Esporte como meio de formação do cidadão″
ATLETAS TAUBATEANAS SÃO CAMPEÃS BRASILEIRAS NOS JOGOS DA JUVENTUDE DE 2023

As atletas taubateanas Laura Fernandes e Rayanne Mayara foram campeãs brasileiras nos Jogos da Juventude de Ribeirão Preto 2023, na categoria juvenil da seleção escolar, representando o estado de São Paulo, no último dia 16 de setembro. Elas são atletas do Centro de Formação Esportiva/Instituto Gotas de Cidadania -Taubaté na categoria sub-16 feminino. O evento é organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil.
Em duelo de muita entrega e transpiração no Ginásio do Sesi-SP, a seleção de São Paulo bateu a seleção paranaense por 77 a 61 na final feminina e conquistou a medalha de ouro. Este resultado é classificatório para a próxima etapa que é o sul-americano no final do ano.
O time de São Paulo é composto por alunas-atletas da escola Objetivo de Itatiba e treinado por Fernando da Silva, porém o regulamento permite que sejam adicionadas até duas alunas-atletas de outra escola e, as atletas taubateanas da escola E.E. Amacio Mazzaropi e Instituto Gotas foram escolhidas, formando assim uma Seleção Paulista de Basquete Escolar. Inclusive, o estado de São Paulo liderou o quadro de medalhas da competição com 45 ouros e 107 medalhas no total.
O Estado de São Paulo deu um show com atletas vindos e classificados de unidades escolares. Estamos muito felizes com tudo o que vimos aqui e parabenizamos a cada atleta pelo esforço e amor ao esporte, comemorou Silvia Musto, chefe da delegação paulista nos Jogos da Juventude.
O evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil, oferece suporte para as modalidades olímpicas através de ações em prol da formação de atletas jovens e profissionais do esporte. Desde 2000, os Jogos reúnem anualmente mais de 4.500 atletas com até 17 anos, oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país. Mais de 2 milhões de estudantes das 27 unidades federativas (26 estados e o Distrito Federal) participam das etapas classificatórias.
Evoluir é um dos pilares do Comitê Olímpico do Brasil em tudo o que ele se propõe a fazer. Acredito que conseguimos cumprir esse objetivo. Além do crescimento que os números mostram, também ampliamos os Jogos da Juventude em aspectos que não são mensuráveis, como a qualidade dos serviços oferecidos, a conexão dos alunos das escolas públicas locais com os atletas e o nível técnico das competições. Estamos muito satisfeitos com a edição de 2023 e já pensando em 2024, disse Kenji Saito, diretor dos Jogos da Juventude.
O Instituto Gotas de Cidadania/Taubaté é uma organização da sociedade civil que atua há 14 anos com programas educacionais, culturais e esportivos para crianças, adolescentes de 6 a 17 anos. A missão do instituto é formar cidadãos por meio do esporte. Inclusive, todos os atletas contam com parceiros e apoios, como as empresas e instituições: Desktop Internet, DoTerra Óleos Essenciais, Universidade São Judas - Taubaté, Academia Panobianco, Comevap, Fundo de Apoio ao Desporto de Taubaté, Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida e Governo do Estado de São Paulo.
A convocação das jogadoras Laura e Mayara para integrarem a Seleção Paulista foi coroada com o título brasileiro nos Jogos da Juventude. Essa conquista, fortalece o Basquetebol Paulista, traz visibilidade para o Basquetebol de Taubaté e reforça a importância do Projeto Centro de Formação Esportiva - Basquetebol Taubaté, disponibilizado ao município por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida e apoio organizacional do Instituto Gotas de Cidadania. Desta forma, só mostra a importância de todos colaborando com a revelação de atletas em nível Estadual e Nacional. Estamos orgulhosos da participação da Mayara e da Laura, que com certeza servirão de referência para as nossas meninas das categorias menores, afirma Líria Cardoso, técnica do time de Basquetebol de Taubaté Feminino e diretora regional da Federação Paulista de Basketball.
O brasileiro é um campeonato diferente de tudo o que eu presenciei. Conheci pessoas de vários lugares do país, joguei com pessoas de alto nível. E chegar na final e ainda vencer fez provar para mim mesma que tudo é capaz quando se tem esforço e dedicação. Foi a melhor experiência da minha vida, diz Laura, atleta de Taubaté.
Foi uma experiência diferente, completamente emocionante. É muito bom poder abrir portas para o basquete feminino de Taubaté. Levar o nome da minha cidade e do estado de São Paulo foi muito importante pra mim. Estar com atletas da seleção brasileira, mostra o quanto nós estamos preparadas para jogar juntas. Inclusive, é o meu sonho é defender a camisa do meu país. Quero deixar um legado para as demais meninas que estão chegando na modalidade e dizer que é possível chegar lá quando temos determinação. Quero agradecer todo apoio incondicional da minha família e toda a comissão técnica da seleção paulista e do Instituto Gotas, diz Rayanne Mayara, atleta de Taubaté.

Outras Notícias

Dúvidas ou Informações:

contato@gotasdecidadania.com.br | whats (12) 2101-6834 (Somente mensagens)

Instituto Gotas de Cidadania - Todos os direitos reservados

Warning: Unknown: open(/var/lib/php/session/sess_tvufpd8m4pkp4m0rgfdum4ru93, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/session) in Unknown on line 0